top of page
  • kelreis

SAIBA QUAL É A PROTEÍNA QUE AUXILIA SUA BELEZA E FORTALECE SEUS MÚSCULOS!

O colágeno é uma proteína de importância fundamental na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo, sendo responsável por grande parte de suas propriedades físicas.



o colágeno está presente em alimentos de origem animal

O colágeno ou gelatina, como conhecemos, é a classe mais abundante de proteínas do organismo humano e representa mais de 30% de sua proteína total, sendo obtidos industrialmente principalmente através dos bovinos.


A deficiência de colágeno no organismo denomina-se colagenosas, acarretando alguns problemas como má formação óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamação nas juntas musculares, doenças cutâneas, entre outros.


Nós começamos a perder colágeno a partir dos 30 anos, mas pode variar dependendo dos hábitos alimentares e genética da pessoa. Por isso sua reposição é importantíssima! A reposição de colágeno ajudará muito no seu bem-estar e de quebra contribui para sua beleza, pois ele está presente na pele, cartilagens, cabelo, unha, etc.


Conhecendo um pouco mais sobre colágeno!


Todos os mamíferos fabricam o colágeno e seu uso se estende em diversas áreas de aplicação. No setor alimentício, ele é usado na fabricação de iogurtes, embutidos (salsichas, presunto, rosbife) e para sobremesas de fácil preparação (sobremesas de gelatinas, pudins, maria-mole), sendo também muito utilizado na área de cosméticos e produtos fármacos (cápsulas moles e duras são de gelatina obtida do processo de hidrólise parcial do colágeno, por exemplo).


O colágeno hidrolisado é apenas um colágeno que passou por hidrólise, ou seja, foi dividido em porções menores, gerando mais facilidade para o organismo absorvê-lo mais rapidamente. No processo de absorção de colágeno é necessário também a presença de zinco e da vitamina c. Por esse motivo, a deficiência da vitamina c leva ao escorbuto, uma doença relacionada a problemas na síntese do colágeno, causando hemorragia (vasos sanguíneos e pele possuem colágeno na sua constituição).


A deficiência de colágeno no organismo denomina-se colagenoses, acarretando alguns problemas como má formação óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamação nas juntas musculares, doenças cutâneas, entre outros.


O colágeno hidrolisado pode ser encontrado na forma líquida, em cápsula ou pó. A melhor opção para absorção é em pó, pois é o mais difundido entre as apresentações do produto devido à baixa atividade água (umidade normalmente próximo de 8%), o que garante uma estabilidade muito grande da proteína (chegando a 5 anos na embalagem original de fabricação).


Tipos de colágeno

Colágeno Tipo I

É o mais comum; aparece nos tendões, na cartilagem fibrosa, no tecido conjuntivo frouxo comum, no tecido conjuntivo denso (onde é predominante sobre os outros tipos), sempre formando fibras e feixes, ou seja, está presente nos ossos, tendões e pele. As espessas fibras de colágeno organizadas paralelamente são responsáveis pela grande resistência dos tendões.

Colágeno Tipo II

É produzido por condrócitos, aparece na cartilagem hialina e na cartilagem elástica. Não produz feixes. Presente nos discos intervertebrais, olhos e cartilagem. A suplementação de Colágeno tipo II é indicada para tratamento de artrose, por ajudar a recompor a cartilagem das articulações.

Colágeno Tipo III

Presentes em músculo liso, endoneuro e nas trabéculas dos órgãos hematopoieticos (baço, nódulos linfáticos, medula óssea vermelha); artérias, fígado, útero e camadas musculares do intestino.Abundando no tecido conjuntivo frouxo, é encontrado na artéria aorta do coração, nos pulmões, nos músculos dos intestinos, fígado, no útero. Constitui as fibras reticulares.

Colágeno Tipo IV

Aparece na lâmina basal, um dos componentes da membrana basal dos epitélios. Presente nas lentes da cápsula ocular, glomérulos.

Colágeno Tipo V

Está presente na maioria dos tecidos localizados no interior, especialmente na cobertura de vários elementos funcionais do corpo, tais como órgãos. Sua missão é dar a essas partes do corpo o poder de esticar e resistir a todos os tipos de fatores.

Colágeno Tipo VI

Está presente no sangue, camada íntima da placenta.

Colágeno Tipo VII

Está presente nas membranas corioaminióticas e na placenta.

Colágeno Tipo VIII

É endotélio.

Colágeno Tipo IX

Ele tem a função de manter as células unidas e é o principal componente proteico de órgãos.

Colágeno Tipo X, XI e XII

Está presente na cartilagem.


#kelreis #colageno #bemestar #viverbem #beleza #saude #pele #corpo


Bibliografia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%A1geno

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page