Quem é o seu público-alvo?

Entenda a diferença de público-alvo e persona.


Para ter sucesso nos negócios precisa entender sobre o seu público.


Pode-se dizer que o público-alvo é um grupo de pessoas que tem características comuns com potencial de interesse para adquirir os produtos ou serviços.


Através do estudo de mercado e pelas métricas das redes sociais, você consegue entender as características do seu público e quais os seus interesses.


Quanto mais dados você tiver melhor para analisar e ver o que está funcionando ou não.


Então, quando pensa em público-alvo, pensa em que pode interessar o seu possível cliente. É importante entender para saber como fazer o seu posicionamento e o seu relacionamento.


5 Dicas para definir o seu público:


1 - Conheça o seu mercado.


Se você tem uma loja de roupa, pense nas tendências, nos assuntos procurados a respeito do seu negócio. Veja os fatores econômicos, sociais e culturais que podem afetar o seu negócio.


Sempre que puder use enquetes nas redes sociais ou até mesmo formulários online para os seus clientes ou possíveis clientes. Isso o ajudará ver quais os interesses e o que pode influenciar na compra.


2 - Seja um solucionador de problemas.


As pessoas querem facilitar a vida! Qualquer coisa que seja útil é bom. Uma estratégia para atrair consumidores é falar de suas dores! Pegando o exemplo da loja de roupa, faça um post sobre dicas para vestir bem em uma entrevista, usando looks na sua loja. Entendeu?


3 - Analise os seus dados


Não adianta fazer posts, criar bons conteúdos e estratégias se você não vê o que está funciona ou qual o seu público.


Nas métricas do Instagram, por exemplo, você consegue ver se o seu público é mais masculino ou feminino, qual idade, qual cidade, qual post teve mais alcance, melhor salvamento.


Até o jeito de falar precisa ser diferente dependendo da faixa etária. Homens preferem assuntos diretos sem rodear, já mulheres guardam mais quando se conta história. Por isso, saber o público é importante, caso tenha os dois na sua fala você poderia contar uma história breve, porque além de ajudar as mulheres entender e guardar a respeito do assunto, os homens também acompanham sem ficar entediados.


4 - Defina a sua persona.


Público-alvo são pessoas semelhantes que tem interesse em comum. Mas, nem todas as pessoas que te seguem vão comprar de você. Por isso é necessário definir as personas.


Persona nada mais é do que o perfil do seu cliente ideal. Suponhamos que você tem a loja de roupa, mas não é qualquer tipo, é uma loja de roupa para mulheres de tamanhos plus size mais chic, como uma boutique.


Quando você definir a sua persona, então verá quais mulheres se encaixam para clientes, como poder aquisitivo melhor, que vestem acima do número 50, com idades de 20 a 49 anos, dentre outras.


Assim, você conseguirá visualizar qual o seu cliente ideal para o seu negócio. Com esse perfil em mente, será mais fácil analisar quais problemas o seu negócio resolve.



Entenda o seu público.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo