Qual nutriente tem no Aipim?

Há vários nomes, por qual você a conhece?


Para Minas Gerais é mandioca, mas pode ser chamada de aipim, macaxera, maniva, pão-de-pobre.


Não consuma a raiz crua! Pode causar intoxicação devido ao cianeto, causando vômito, dor de cabeça ou no estômago, enjoo. Só consuma depois de cozida.


A mandioca faz parte de vários pratos, usada com aperitivo, em bolo e até massa. Qual a sua versão preferida?


Há anos, em cidades de interiores, era comum achar plantação de mandioca. Muitos a consumiam na hora do café, já que não havia padarias que faziam quitutes. Eram muitas receitas caseiras, se não consumiam cozida ou frita, a usavam para o bolo.


Então, o que tem na mandioca? São uma boa fonte de carboidrato, tem fibras, potássio, fósforo, vitamina C e vitamina do complexo B.


O amido resistente presente na mandioca colabora para o crescimento das bactérias benéficas no intestino, ajudando o seu intestino a funcionar melhor. Também contribui com aumento de saciedade.


O potássio e a fibra colaborar na saúde vascular. A fibra contribui para evitar picos de açúcar no sangue.


O carboidrato ajuda a ter energia para exercitar. A vitamina C ajuda o sistema imunológico a funcionar melhor. A vitamina B9 (ácido fólico) faz parte de algumas funções importantes na imunidade e sistema nervoso.


Posso guardá-la? Sim!


A mandioca leva cerca de 45 minutos para cozinha na panela de pressão. Lembre-se de não demorar muito, pois ela amolece muito e desmancha.


Você pode descascar e colocá-la em uma vasilha picada com água na geladeira. Porém, não demore a utilizar, corre o risco de ficar escura e azedar.


Depois de cozida, deixe-a esfriar, depois a coloque em recipiente nas porções adequadas que usa, leve ao congelador. Para descongelar deixe cerca de 15 horas na geladeira ou já a coloque em uma panela com água para cozinhar em fogo baixo.

Como a conhece? Mandioca, macaxera, aipim...







2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo