• kelreis

Porque si preocupar com controle financeiro?

Muitas pessoas si perdem no controle do dinheiro.


O segredo para estar sempre no verde e fugir do vergonho é saber aonde você coloca o dinheiro.



Mas é claro que você sabe aonde ele vai, ele paga a luz, a água, o gás, etc... A maioria das pessoas se perdem nas pequenas contas, aquelas sem grande importância, como a merenda para levar para o serviço ou fazendo uma prestação de roupa ou calçado.


Um erro comum é sempre falar quando sobrar eu vou reservar para investir. E sabe o que acontece? Nunca sobra!


Você precisa entender o que é prioridade e o que não é. Aquela diferença entre custo e investimento, sabe?


Para começar, faça um mês de anotações, seja no bloquinho ou no celular, anote tudo! O dia, valor e com que si gasta. Aí no final de um mês você saberá aonde poderá fazer pequenas mudanças. Por exemplos, todos nós precisamos comer, ao invés de ir na padaria comprar seu lanche, você poderá fazer uma merenda em casa e levar. Ao invés de comprar todo dia seu almoço, você pode fazer uma marmita e levar, é claro que vai depender das condições de armazenamento do local, mas tudo que você puder fazer para economizar e gerar outra renda é viável.


Mas, se você já está fazendo isso e mesmo assim está apertado, o jeito e ter outra fonte de renda. Na verdade, o ideal é ter pelo menos 2 fontes de renda, porque se uma ficar ruim por algum motivo você tem outra para equilibrar. Por isso, pense em que você pode ensinar ou fazer que as pessoas perto de você precisa!


Aí, tenha em mente que o ideal é que:


1 - 30% de tudo que ganha deve ser para despesas básicas;

2 - 10% de tudo que ganha deve ser uma reserva (emergência mesmo, ok? nada de tirar para pagar roupa, passeio ou outras coisas);

3 - Anote o valor das prestações futuras e divida pela quantidade de mês. Por exemplo, seguro do carro, supondo que você paga R$1.500 anual, divide 1.500/12=R$125 mensais que você precisará guardar para que daqui um ano possa pagar o seguro.

4 - O restante você divide entre laser e possíveis viagens ou sonhos que queira concretizar.

5 -Tenha um local para anotar todas as dividas, previsões e controle de pagamentos.


#kelreis #designdenegocios #empreender #trabalharcomoassistentevirtual #assistentevirtualcomofunciona #finanças #duvidassobrefinancas

#trabalharpelainternet


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo