Por que tomar de chá de Hibisco?

Conheça o Hibisco.


O hibisco (Hibiscus sabdariffa) é uma flor e seu chá é rico em substâncias antioxidantes como os flavonoides e ácidos orgânicos que contribuem ativamente para a saúde e está sendo utilizado no auxílio do processo de emagrecimento.


O Hibiscus Sabdariffa é uma importante planta medicinal sendo cultivada devido ao interesse em suas folhas, cálices, sementes e fibras que são utilizadas na alimentação de animais, como fonte de fibras e para preparar bebidas com objetivo culinário e medicinal.


Conhecida por vários nomes: vinagreira, rosela, caruru-azedo, azedinha, caruru-da-guiné, azedada-guiné, quiabo-azedo, quiabo-róseo, quiabo-roxo, rosela, rosélia, groselha, quiabo-deangola, groselheira6, o hibisco é uma espécie vegetal da família Malvaceae, proveniente da África Oriental (Martins et al, 1994), e foi introduzido no Brasil pelos escravos (Panizza, 1997).


Nos últimos anos, um grande interesse no estudo de compostos bioativos e de antioxidantes tem ocorrido devido, principalmente, às descobertas sobre o efeito indesejável dos radicais livres e outros agentes oxidantes no organismo (Pinheiro, 2002).


Estes nutrientes proporcionam diversos efeitos benéficos, entre eles, a ação diurética, impedindo a retenção de líquidos e a capacidade de evitar o acúmulo de gorduras, principalmente na região abdominal e quadril (Akindahunsi, Olaleye, 2003).


O cálice da flor utilizado para elaborar o chá de hibisco é rico em vitamina B2 (riboflavina), que auxilia na saúde da pele, ossos e cabelos, e a vitamina B1 (tiamina), contém polissacarídeos em boas quantidades, açúcares como a glicose e a frutose, além de ser rico em cálcio, magnésio, niacina, riboflavina, ferro, ácidos como o tartárico, succínico, málico, oxálico, cítrico, além de quantidade significativa de fibras alimentares. Todas vitaminas pertencentes ao complexo B ajudam na captação de energia nas células, principalmente ao auxiliar no metabolismo do oxigênio e da glicose (Embrapa, 2011).


O chá ainda possui boas quantidades de ferro, que atua no transporte de oxigênio no organismo e previne problemas como anemia, dor de cabeça e cansaço. A vitamina A, é necessária para a visão, sistema imunológico, pele e saúde óssea, e a vitamina C, que protege o organismo contra a baixa imunidade, doenças cardiovasculares, doenças relacionadas à visão e até envelhecimento da pele.


Nosso organismo produz moléculas chamadas radicais livres, essas moléculas em excesso podem danificar nossas células, causando envelhecimento precoce e surgimento de doenças crônicas. Os antioxidantes e flavonoides contidos no Hibiscus Sabdariffa tem papel de neutralizar o efeito desses radicais livres, evitando assim danos as células e surgimento de doenças (SETUBBAL, 2005).


O Chá preparado da planta promove aceleramento do metabolismo com isso auxiliando a queima de gordura, possui um baixo teor de cafeína quando comparado a outros tipos de chás (SOUZA, 2003).


Assim como qualquer outro alimento ou bebida não deve exagerar no seu consumo, pesquisas vêm sendo feitas para analisar efeitos da bebida e o hormônio feminino. Segundo Guimaraes (2013) o chá de Hibiscus Sabdariffa pode produzir efeitos sobre a musculatura uterina relaxando-a e provocando complicações durante a gravidez podendo acarretar abortos espontâneos se houver um consumo excessivo.


Os efeitos e os benefícios citados são para o Hibiscus Sabdariffa vermelho, pois há mais de 200 tipos de hibisco existentes e a maioria dos efeitos não são conhecidos, é necessário se certificar se esta sendo feito o consumo do hibisco da espécie Sabdariffa.


Os Benefícios do Chá de Hibisco mais discutidos são:


  1. Ajuda evitar o acúmulo de gordura;

  2. Ação diurética;

  3. Ajuda controlar o colesterol;

  4. Ajuda controlar a pressão arterial;

  5. Bom para o cérebro.

A quantidade ainda é bem discutida, varia de 200 ml por dia até de três a quatro xícaras (chá) meia hora antes das principais refeições.


Referências


http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/11hibisco_emagrecimento.pdf


http://www.aems.edu.br/conexao/edicaoanterior/Sumario/2016/downloads/1.%20Ci%C3%AAncias%20Biol%C3%B3gicas%20e%20Ci%C3%AAncias%20da%20Sa%C3%BAde/031_Nutri%C3%A7%C3%A3o%20-%20O%20Uso%20do%20Hibiscus%20Sabdariffa%20como%20alimento%20funcional.pdf


Conhece o chá de hibisco?



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo