
Por que fazer chá de alecrim?
Quanto mais natural melhor.
As ervas e condimentos são usados há muitos anos. São vários os tipos e funcionalidades.
Além de trazer um gosto a mais na refeição usar ervas frescas para temperar também trás benefícios para a saúde. Hoje em dia, as pessoas estão buscando alternativas naturais para tratar ou prevenir problemas de saúde.
O alecrim é um arbusto que pode crescer cerca de 1,5m de altura. É considera uma erva medicinal e muito usada como chá, sendo mais utiliza também em preparações de pães e carnes, às vezes usada como adorno de salada.
O alecrim é bem utilizado no Brasil e no mundo em diversas preparações.
No Brasil, o uso popular sugere o seu uso para benefícios do sistema digestivo.
Ribeiro, Melo, Guimarães e Velozo citam em seu artigo que o o óleo essencial de alecrim testado, possui como constituintes majoritários o α-pineno (19,8%), β-mirceno (24,2%), 1,8 cineol (22,2%) e verbenona (9,3%), sendo promissor o seu uso em associação com antibióticos convencionais no controle a bactérias potencialmente patogênicas de origem alimentar.
Fazer o chá de alecrim é fácil, basta ferver 150ml de água (1 xícara de chá) com alguns ramos de alecrim, deixe ferver por 5 minutos.

Referências
ALECRIM (Rosmarinus officinalis L.): PROPRIEDADES ANTIMICROBIANA E QUÍMICA DO ÓLEO ESSENCIAL, acessado em https://revistas.ufpr.br/alimentos/article/viewFile/1233/1033
Avaliação do óleo essencial de alecrim (Rosmarinus of¿cinalis L.) como modulador da resistência bacteriana, acessado em https://www.redalyc.org/pdf/4457/445744112022.pdf