top of page
  • kelreis

Por que comer ovo com gema é melhor do que comer só a clara?

Do ponto de vista alimentício, o Ovo é um alimento de origem animal, podendo ser de diversas espécies animais, incluindo aves, répteis, anfíbios e peixes. São consumidos pelos humanos ao longo de milhares de anos. As procuras mais comuns dos ovos, são pelos de galinha, seguidos de codorna, pata, além de ovas de peixes como o caviar.



OVO, SERÁ ELE UM VILÃO NO SEU PRATO?

Os ovos são considerados habitualmente como alimento saudáveis, completos e de boa digestão, além de alto valor nutritivo. A sua capacidade energética está em cerca de 160 calorias por cem gramas, sendo superior nos ovos de pata (189 calorias). Além de que seu preço é acessível e de boa relação custo/benefício.


O ovo é rico em proteínas (12%), que possuem todos os aminoácidos essenciais em concentração e proporções equilibradas. De efeito, a proteína do ovo, a ovoalbúmina, é considerada como a proteína padrão ou de referência para comparar o valor nutritivo das proteínas de outros alimentos.


Possuem vitaminas do complexo B, A e D (esta localizadas exclusivamente na gema, por serem vitaminas lipossolúveis). O consumo de um ovo por dia, aproxima-se de 40% das necessidades diárias de biotina (B7), vitamina necessária em numerosas funções orgânicas; também cobre 20% de riboflavina (ou vitamina B2).


O aspecto mais controverso dos ovos é sua riqueza em colesterol LDL (colesterol mau).

O colesterol apesar de ser um pouco “detestado”, ele faz parte do nosso corpo nas paredes de nossas células e algumas vitaminas para serem absorvidas precisam da presença de gorduras, dentre outras. Contudo, comprovou-se que os acúmulos de colesterol em nossas artérias são provenientes de outras fontes, como comidas industrializadas, fast-foods, associados com o metabolismo e ausências de atividade física, obesidade, sedentarismo e outros fatores.


O que a maioria das pessoas não entendem é que, você precisa de uma alimentação saudável para ter saúde, isso significa que você precisa ter uma alimentação variada e o seu porcionamento é feito de acordo com o que você gasta, é a relação da ingestão com o gasto energético. Se você não alimenta adequadamente será sempre duas opções, se não comer na proporção certa, haverá deficiência de algum nutriente e consequentemente uma doença. Se você ingere alimentos em grandes quantidades haverá excesso, ou seja, o não uso desses nutrientes irá resultar como consequência algum problema, nem sempre é obesidade, há pessoas magras que tem diabetes, hipertensão ou colesterol elevado, etc. A partir do momento que há um problema é que se faz a retirada de algum alimento para controlar a situação. Dependendo do nível do problema pode ser uma restrição temporária ou permanente vai depender de como a pessoa reage.


Quer saber como está o ovo? Se o colocá-lo em um copo de água e ele permanecer no fundo, isto indica que ele é novo, se ele flutuar completamente, ele é muito velho, seu consumo é perigoso! Você só lava e higieniza um ovo quando for usá-lo, pois quando se faz isso você também retira a película protetora da casca, o que aumento risco de contaminação.


Então, aprenda a saborear de tudo, só porque é saudável não quer dizer que será sem graça, há diversas receitas e a internet possibilita encontrá-las facilmente, alguns canais até ensinam como fazer.


Quando se fala em alimentação saudável, muitos já idealizam uma pessoa com corpo esculpido. Entenda que você não precisa ter um corpo esculpindo, você precisa de um corpo saudável, porque ao invés de você ficar sofrendo com dores ou incômodos pelo corpo, pulando de médico em médico, fazendo exames ou perdendo seu tempo devido a alguma indisposição, você irá passar seu tempo encontrando amigos, viajando, festejando, vivendo da sua forma!


BIBLIOGRAFIA

Ovo alimento.Acessado em https://pt.wikipedia.org/wiki/Ovo_(alimento). 28-3-2019, as10h45.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page