top of page
  • kelreis

Por que é necessário dormir bem?

Um boa noite de sono traz vários benefícios.


Você já passou a noite revirando na cama sem conseguir dormir? Isso é algo que acontece com algumas pessoas.


Você sabe que dormiu bem quando se levanta completamente descansado, cheio de energia e disposição para realizar as suas atividades.


Em média uma pessoa dorme bem, variando entre 6h a 8h por noite. Essa dificuldade para dormir pode estar relacionado a vários motivos, há relatos que o ambiente barulhento em volta da casa atrapalha, a luz de aparelho ou algo dentro de casa, ter ansiedade, pensamentos agitados, dentre outros.


Mas, por que dormir? Quando dormimos, o nosso corpo relaxa e realiza uma "manutenção" no nosso sistema. O corpo fica parado, então economiza energia, mas também o nosso sistema faz uma varredura do que precisamos, várias reações químicas, limpeza interna e reequilibra nossos órgãos.


Geralmente, quem não dorme direito, parece meio bêbado, os pensamentos não se conectam direito, o raciocínio é lento, o comportamento altera, aumento de estresse e irritabilidade, dentre outros fatores.


Há muitos anos, o homem das cavernas achava que dormir não era vantagem, pois era um mundo perigoso, enquanto dormia poderia aparecer uma onça faminta e o devorar. Porém, também tinha consciência que um boa noite de sono era importante para dar conta das atividades do dia. Por isso, era importantíssimo viver em grupo eles podiam revezar, um auxiliava o outro.


O nosso corpo aprendeu que quando há luz é dia, logo preciso ficar acordado. Algo tão simples, mas que pode a vim atrapalhar um boa noite de sono, a luz! Isso mesmo, nosso corpo não sabe diferenciar a luz do sol da luz elétrica. Se você tem dificuldade para dormir, recomenda-se ficar 2 horas antes sem mexer no celular, ver computador e deixar o quarto completamente escuro.


Não desanime! A modernidade também trouxe soluções, hoje em dia já estão surgindo tv com tela azul, há lentes de óculos que já tem o bloqueio da luz azul.

São formas de enganar o cérebro, você consegue fazer o que precisa vendo os eletrônicos, porém este sistema antirreflexo, bloqueia a luz e o cérebro não a perceba, impedindo-o de atrapalhar o seu sono.


Uma boa atividade física para deixar o corpo cansado também ajuda para dormir. Sugere-se comer 2 horas antes de dormir para que o sistema digestivo não atrapalhe o cérebro nas suas funções, além de evitar problemas digestivos. Os preceitos da nutrição dizem que um indivíduo para ter saúde precisa saber escolher os alimentos e entender porcionar sua refeição.


Procure comer adequadamente no período do dia, quando é o momento de maior atividade, já a tarde comece a diminuir a quantidade, prefira alimentos mais leves e naturais.


Ouvir músicas ou mantras ajuda para relaxar e entrar no sono, tende isso!


Veja as fases do sono:


Primeiro, fase leve - quando começar a entrar no sono levando cerca de 5 a 10 minutos. O corpo relaxa, a atividade muscular cai e ondas cerebrais diminuem.


Segundo nível médio - entre 20 e 30 minutos, as ondas cerebrais estão muito lentas como se estivesse meditando.


Terceiro nível profundo - entre 10 e 30 minutos, as ondas cerebrais estão bem lentas, difícil de acordar, mas quando acontece você fica desorientado, momento do sonambulismo também.


Quarto nível dos sonhos - entre 10 e 60 minutos quando as ondas cerebrais aumentam como se estivesse acordado e você sonha.


Como está o seu sono?



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page