• kelreis

Plano de contingência para o seu negócio

Como você está nesse período do COVID-19?


O brasileiro não tem cultura de gestão financeira, mesmo para aqueles que estão empreendendo, a maioria de empreendedores pequenos, começam o negócio sem reserva de caixa.


Quando começa e tem o movimento, o empreendedor passa aperto, porque na maioria das vezes recebem uma parte de pagamento no dia para pagar um fornecedor, e assim por diante.


Aí quando ele é obrigado a parar ou readaptar seu negócio, isso pode gerar uma perda de qualidade do seu serviço ou produto, o que futuramente tem um efeito negativo, pois o cliente fica descrente com o seu negócio.



Trace seu plano de contingência.

Por isso, é importantíssimo ter uma gestão financeira, sendo pessoa física ou jurídica.

No mínimo uma reserva que você sobreviva por 6 meses estando parado.


Portanto, você precisa ter noção dos seus custos fixos, possíveis custos variáveis, reserva para investimentos e um ou vários planos de contingência.


O covid-19 forçou várias pessoas e negócios a repensar o seu modelo de vida e de empreendimento. Independente do que você quer fazer, lembre-se que a vida tem momentos bons e ruins. Este momento é uma crise, e mesmo quando passar, daqui uns anos terá outra, então, se preparar para este período é essencial.


Comece analisando os seus custos, veja o que pode ser reduzido, converse com os fornecedores a respeito dos pagamentos, revise todos os contratos, converse com os seus colaborados sobre possíveis mudanças para adaptar as novas questões de orçamento.


Troque experiência com outros empreendedores, recicle seus conhecimentos através de fórum e palestras, fique atento as normas do governos. Planejamento é fundamental, comece a praticar isso, o controle sobre tudo no negócio é essencial.


Anote tudo que considere importante, separe o que está funcionando para manter e o que está precisando mudar. Trace as possíveis alternativas e mãos a obra.


Sucesso a você.


#orçamento #planodecontingencia #resiliencia #negocionacrise #comosobrevivernacrise #pessoajuridica #kelreis #empreender #financeiro


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo