top of page
  • kelreis

Para que serve o açafrão?

Coloque este tempero na sua alimentação.


O açafrão é utilizado em muitas preparações, principalmente na Índia e na culinária do Mediterrâneo. Faz parte da família do gengibre com muitas propriedades medicinais. É conhecida por vários nomes: cúrcuma, açafrão-da-terra, açafrão-da-índia, açafroa, turmeric, gengibre-dourado, mangarataia.


Seu nome científico é cúrcuma longa, planta originária da Ásia, atinge entre 1,30 e 1,50m, as folhas não caem. A reprodução é feita pelo próprio rizoma, colocando-a debaixo da terra.


Muitas preparações começaram a utilizar como corante, mas como tem muitas propriedades importantes para a saúde, começou a ter mais destaque. Possui compostos curcuminoides, como a curcumina e óleo essencial. Também apresenta atividades farmacológicas, tais como antioxidante, antiviral, anti-inflamatória, antidiarreica, antiescorbútica (combate o escorbuto), antimutagênica, hepatoprotetora, antiespamódica (suprime espasmos musculares), imunomoduladora (atua no sistema imunológico), antiagregante (evita a agregação plaquetária), oftalmológica, antifúngica e antibacteriana.


Seu poder antioxidante ajuda a limpar o fígado e manter o organismo equilibrado, ajuda evitar acúmulo de líquidos, ajuda fortalecer o sistema imunológico, contribui para saúde da pele e do cabelo.


Além de dar um sabor a mais na preparação é uma boa fonte de nutrientes como cálcio e magnésio, ferro, vitamina B6 e vitamina C.


Geralmente a cúrcuma é comercializado em pó. O rizoma é moído seco com coloração alaranjado, sabor e cheiro característicos. Sugere-se um consumo diário menor que 5g (1 colher de cha).


A cúrcuma dá a coloração do tempero CURRY (COENTRO, GENGIBRE, CÚRCUMA, FENO GREGO, COMINHO, PIMENTA-DO-REINO, PIMENTA CALABRESA, MOSTARDA, CANELA, CRAVO, NOZ MOSCADA, LOURO E CARDAMOMO), muito usado na Índia.


Para quem não gosta de tempero forte, use a cúrcuma pura em molhos, temperar carnes, sopas, sucos, omeletes, dentre outras preparações.



Já colocou a cúrcuma na sua dieta?





9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page