Para que serve a alcachofra?
Você já experimentou?
A alcachofra é uma planta perene, tem folhas grandes, talo longo com pouca ramificação e um capítulo floral grande com numerosas flores de cor azul violeta ou púrpura. Também conhecida como alcachofra-hortense, alcachofra-comum ou alcachofra-de-comer. Partes usadas para consumo são Brácteas e folhas. A planta varia de 90 a 120cm de altura, o plantio na região Sul vai de fevereiro a maio. O ciclo até a colheita é de 120 e 150 dias e cada planta produz cerca 4 flores. Gosta de solo bem drenado.
A alcachofra é rica em água, fibras e flavonoides, tem boas quantidades de vitamina C e minerais, como potássio, fósforo e ferro.
Alguns benefícios de consumir a alcachofra:
1 Ajuda a perder peso.
Por ser rica em fibra, gera mais saciedade e demora o esvaziamento gástrico, contribuindo com a perda de peso.
2 Diminui absorção de gorduras e glicose.
A fibra também ajuda diminuir a absorção de gordura e glicose, assim pode-se controlar o excesso de gorduras e glicose no sangue.
3 Ajuda prevenir diabetes.
Além das fibras é uma planta com baixo índice glicêmico. O que contribui para regularizar o índice glicêmico no sangue.
4 Ajuda diminuir rugas e flacidez.
Por ter substâncias consideradas antioxidantes, como vitamina C e flavonoides, a alcachofra ajuda no combate aos radicais livres e contribui para a absorção de colágeno, o que melhora o aspecto da pele.
Na cultura popular é usada como chá para problemas digestivo e constipação. Não há comprovação de advertências, mas recomenda-se cautela apenas para grávida ou para aqueles que algum motivo apresentar alergia.
CHÁ:
Colocar umas folhas em meio litro de água
Deixar ferver por cerca de 2 minutos
Desligar o fogo e deixar abafado por 10 minutos
Coar e beber.
De 1 a 2 xícaras de chá por dia.
