top of page
  • kelreis

Organize os seus documentos!

Veja os prazos para guardar documentos.


Independentemente do que você faz, com toda certeza tem vários papéis para guardar todo mês.


Você já precisou de confirmar um pagamento, mas não achava o recibo e acabou tento que pagar novamente?


Isso acontece com várias pessoas. Por isso, a organização de documentos se faz necessário para você não passar por apuros! Então, vamos as dicas:


Entenda quais os tipos de documentos você têm, podem ser digitais e físicos. Hoje em dia, com a internet fica bem mais fácil organizar, mas se você é das antigas, separe um caderno para isso.


Há vários métodos de organização, mas descrever o que acredito funcionar bem tanto para aqueles que gostam do computador ou smartfone quanto para o adepto ao caderno.


Primeiro, quais os tipos de documentos você têm? Geralmente, conta de água, luz, IPTU (se tiver um imóvel), documentos do carro (IPVA, seguro, revisão). Note que algumas delas como água ou luz você pode receber por e-mail. Então, no seu e-mail, faça pasta correspondente ao assunto, exemplo: se for conta de luz - pasta CEMIG. Assim, sempre que receber no e-mail a conta você coloca nesta pasta!


Documentos como revisão do carro, às vezes pedem apresentação da nota física, caso precise de algum reparo dentro da garantia. Portanto, para aqueles que estão no período de garantia, mantenha-o dentro de uma pasta acessível.


Para documentos físicos, gosto da pasta AZ. Ela é fácil de usar e você pode identificá-la com ano e mês para consultar sempre que necessitar.


Caso, você seja adepto do computador ou smartphone, pode pagar suas contas pelo aplicativo do banco. Os aplicativos permitem você fazer o pagamento das suas contas e no final, faz o download dos recibos. Estes recibos você pode subir para o seu e-mail e colocá-los nas mesmas pastas referentes as contas, exemplo: pagamento da conta cemig na pasta cemig.


Lembre-se que por mais que a internet seja excelente e permite muita facilidade, tenha um ótimo antivírus no computador ou smartphone para manter os seus dados protegidos. Mantenha sempre seu aparelho atualizado e passe o antivírus com frequência.


Para o controle de todas as suas contas e previsões de gastos e investimentos, acho que o excel funciona muito bem. Crie uma planilha com os principais dados para ajudar você a encontrar outros dados não usuais, como uma compra em alguma loja.


Mas, se você é adepto ao caderno, lembre-se de separar um especificamente para isto. Use o e-mail ou um drive online para guarda os documentos e comprovantes digitais. No caderno, faça o seu controle financeiro colocando na primeira página uma tabela geral de despesas e ganhos de todos os meses do ano, em seguida coloca o mês e descreva o seu ganho, as despesas e sua reserva de emergência.


Sempre escreva a conta, valor, data do pagamento e o código do comprovante de recibo. Se você usa outra conta para pagamento de outra pessoa da família, anote-a também. Você precisa anotar todos os gastos habituais (cemig, copasa, transporte) como as variáveis (sapato, cinema, médico).


PRAZO PARA GUARDAR DOCUMENTOS:


  1. Escritura de imóvel - permanente;

  2. Recibo de parcelas de compra do imóvel - até registrar a escritura;

  3. Documentos de empresa - 5 anos;

  4. Imposto de renda - 5 anos do ano de declaração;

  5. IPTU - 5 anos do pagamento;

  6. Pagamentos gerais (faturas de cartão, compras, etc) - 5 anos;

  7. Carteira de Trabalho, Cartão do Programa de Interação Social (PIS), Guia de Recolhimento do INSS, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - Permanente; Holerite aposentadoria -Até a aposentadoria;

  8. Seguro desemprego - até acabar o seguro;

  9. Documentos pessoais (RG, CPF, TÍTULO DE ELEITOR E COMPROVANTES, CERTIDÃO NASCIMENTO OU CASAMENTO OU ÓBITO) - permanente.

Coloque os papéis em pastas AZ.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page