O que é uma alimentação ruim?

Hoje em dia é comum saber que uma alimentação saudável é preciso para ter saúde, mas você sabe como está a sua alimentação?


Uma alimentação não saudável é aquela em que você não fornece o que seu corpo precisa para realizar as suas funções vitais do dia a dia.


Isso significa que falta nutriente ou que a quantidade não está adequada. Uma boa alimentação consiste em equilíbrio sobre o que consume e o que gasta.


Mas como saber se estou me alimentando bem ou não? Siga estas dicas:


1 Observe o porcionamento da sua refeição


Você precisa entender a quantidade que precisa ingerir. Geralmente, quando se exagera na quantidade, você se sente "empanturrado", com preguiça ou sono depois da refeição. Mas se você come pouco, insuficiente, você sente mais fome, em intervalos pequenos, ou fraqueza para realiza alguma atividade.


2 Colore o seu prato!


Quanto mais colorido for o seu prato, mais nutrientes você tem. Isto porque cada alimento tem uma classificação, e sua cor ajuda identificar nutrientes diferentes. Você não precisa ficar decorando o que tem em cada, basta variar os alimentos sempre, quanto mais a refeição for colorida melhor!


3 Hidrate-se bem!

E quando digo hidratar, não é beber refrigerante ou suco ou cerveja, é água pura!

Nosso corpo é abundante de água e precisa de muita água, então a cada hora do dia beba 1 copo de 150 ml de água pura, se quiser, use água saborizada. A água saborizada é quando você coloca algo como 2 rodelas de limões ou 1 galho de alecrim, apenas para dar um sabor sútil.


Além disso, o seu corpo pode lhe dar a sensação de fome, mas na verdade ele quer água. Quando você hidrata bem aumenta a saciedade, diminui risco de problemas renais ou articulares.


4 Metabolismo

Procure entender o seu corpo! Algumas pessoas tem o metabolismo mais acelerado e outras não. Observe quanto tempo você leva para sentir fome, entendendo o porcionamento também vai te ajudar nisso. Além disso, as exigências de nutrientes pode variar conforme suas atividades.


Se você tem um dia mais calmo, geralmente seu consumo será menor do que aquele em que você faz atividade física intensa. Então, tente entender esta questão do que consumir e quando.


5 Hora para comer.


Horários ajudam seu corpo entender quando chegará o "combustível" para o ele aproveitar e executar suas funções.


Horários ajuda regular o metabolismo e nosso corpo adora padrões, não só para comer, mas também para exercitar.









1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo