Conheça o chá de Assa-peixe.

Nome científico de Vernonia polyanthes.


Na medicina popular é conhecida como assa-peixe, assa-peixe-branco, mata-pasto e é usado para ajudar no tratamento de pneumonia, bronquite, infecções no útero, contusões e hemorroidas.


O chá de assa-peixe é nativo do Brasil, nas regiões sul, sudeste e centro-oeste. Para o chá é usado as folhas ou raiz da planta. Suas flores brancas atraem as abelhas, colaborando na produção de mel.


É uma planta medicinal promissora por ser considerada diurética, anti-hipertensiva, anti-hemorrágica, sedativa, abortiva, anti-helmíntica, antiulcerogênica e cicatrizante. Mas, precisa ter mais estudos sobre os seus efeitos.


Segundo o estudo de Teixeira (2020), as folhas maduras possuem maior teor de polifenóis, óleos essenciais e de compostos secundários. A árvore de assa-peixe pode chegar a 2,5m de altura.


Para fazer o chá ferva 200ml1 litro de água e coloque 15g da folha, deixe ferver por alguns minutos, coe e consuma. Recomenda-se uso de 3 xícaras por dia.


Banho para contusões, ferva um litro de água com 40g de assa-peixe, misture com água morna e banhe o local.

Como você faz o assa-peixe?


Referências


Rendimento de óleo essencial e caracterização organoléptica de folhas de assa-peixe submetidas a diferentes métodos de secagem. Acessado em 8 de agosto de 2022, às 8h46. https://www.scielo.br/j/cagro/a/8h5hChDyk8c8GsZ3hsCJ9tf/abstract/?lang=pt


Vernonia polyanthes (Spreng.) Less.: uma visão geral da sua utilização como planta medicinal, composição química e atividades farmacológicas. Acessado em 8 de agosto de 2022, às 8h 50.

https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/21126/2/paulo_victor_ramos_et_all.pdf


CULTIVO E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE Vernonia polyanthes (Spreng.) Less. Acessado em 8 de agosto de 2022, às 9h. https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/192753/teixeira_da_dr_botfca.pdf?sequence=3&isAllowed=y






1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo