Como medir a sua qualidade de vida?

O ser humano é complexo e é preciso enxergá-lo como um todo.


A qualidade de vida tem relação com a nossa saúde.


Há alguns anos quando nosso sistema de saúde público foi criado, percebeu que não pode só analisar a falta de doença, afinal, hoje já sabemos que tem doenças silenciosas e que só manifestam depois de anos. Sem contar, que doenças como depressão, também pode ser por transtornos psicológicos.


De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.


Assim, é analisado como o indivíduo vive e seus desejos dentro da sociedade em que vive. A OMS definiu 6 domínios para avaliar a qualidade de vida, sendo:


1 Físico

2 Psicológico

3 Nível de Independência

4 Relações sociais

5 Meio ambiente

6 Espiritualidade/ Religiosidade/Crenças Pessoais


Você precisa entender como está o seu corpo, está funcionando bem? Você consegue alimentar? Se hidrata? Exercita?


E como está o seu psicológico? Vive estressado? Faz algo para relaxar?


Possui problemas que o faz depender de outras pessoas? Fisicamente ou financeiramente?


As relações sociais é necessária. O ser humano precisa relacionar, sair, conversar, trocar ideias, mas como está o seu ambiente. Pode sair tranquilo para passear? Sempre tem tempo para ver os amigos?


O meio ambiente em que vive é bom? Tem saneamento básico? Se faltar a coleta de lixo, pode começar a aparecer baratas e consequentemente, escorpiões que são animais peçonhentos.


Se você é ateu, espero que tenha um bom motivo para realizar as suas coisas. Quando tudo está bom é uma maravilha, porém somos humano, a vida tem altos e baixos. Ter espiritualidade é bom, porque em momentos ruins temos fé. Fé de que vai melhorar.


As nossas crenças que determinam o que fazemos ou deixamos de fazer. Mesmo que não temos consciência disso, se você está bem, isso é ótimo, significa que suas crenças estão de acordo com o que deseja, mas se você quer mudar algo, aí é preciso entender qual crença você precisa mudar para você sair do lugar que estar ou conseguir fazer o que deseja.



Como você avalia o sua Qualidade de Vida?



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo