top of page
  • kelreis

Como fazer um Banho de Floresta?

Conecte-se com a natureza.


Desenvolvido no Japão, em 1982, a técnica terapêutica consiste basicamente em adentrar uma área de floresta, ou parque, por pelo menos meia hora. A proposta é conectar o ser humano a uma verdadeira experiência com os seus 5 sentidos. E resgatar o que há de mais profundo em nossa natureza.



Banho de floresta, gosta?

Com o passar do tempo, a vida em comunidade nos fez perder algumas habilidades sensoriais, é tanta coisa a nossa volta que deixamos de perceber a beleza da natureza, o seu cheiro, dentre outras coisas.


Longe dos afazeres e do ruído da cidade, você consegue perceber aromas, relaxar, ouvir pássaros, contemplas a beleza da natureza nas plantas e paisagens. Algo tão simples e essencial.


Os Benefícios


Há inúmeros estudos feitos por universidades japonesas sobre os benefícios do banho de floresta.


A exposição aos aromas naturais das plantas, os fitonócitos, melhora consideravelmente o desempenho do sistema imunológico. Sabe-se que o Banho de Floresta aumenta a produção de linfócitos NK, as chamadas células killer, responsáveis por combater microorganismos invasores.


Descobriram que a permanência, por algumas horas, das pessoas nos bosques, trazia um aumento do número de células killers nestas pessoas. Os cientistas foram além, para tentar descobrir o que causava este aumento de células killers nas pessoas que tinham contato com a floresta, os bosques, o verde.


E descobriram que o que provocava este efeito eram as moléculas dos óleos essenciais exaladas pelas folhas das árvores. Hoje, muitas pessoas que procuram um estilo de vida saudável já tem o hábito de consumir óleos essenciais, alguns pode ser colocado sobre a pele e outros jogados no ar pelos ambientes.


Mas, o melhor é que segundo estes estudos, 30 minutinhos em uma área arborizada já traz benefícios, sem contar que uma bela caminhada em um lugar como um parque ou bosque, além de te deixar animada, também te deixa leve, energizada. Então, o que acha desse banho de floresta?

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page