Benefícios do amendoim.
Por que consumir amendoim?
Quando consumido in natura ou pouco processado é uma ótima fonte de nutrientes. Pode-se usá-lo como petisco, na salada de folhas, salada de fruta, farofas ou decoração de sobremesas.
Há vários doces apreciados no Brasil, como paçoca, pé de moleque, entre outros. Os americanos são fãs da manteiga de amendoim e alguns brasileiros já se adaptaram ao colocar ela no café.
A planta de amendoim tem um caule pequeno com raiz de 30 a 50 cm de flores pequenas e amareladas. O fruto é uma vagem. É considerada uma leguminosa de origem vegetal.
Fácil de cultivar! Com muda ou semente, se plantar a semente, coloque em uma profundidade de 6cm com distância de 30 cm entre as mudas. É necessário um solo bem nutrido com boa drenagem em terra leve e arenosa. Cuidado com a quantidade de água! Sem exageros, quando florir borrife sempre um pouco de água para melhor desenvolvimento. Precisa de uma boa incidência de luz solar.
Alguns minerais e vitaminas presentes são:
Vitamina E
Vitaminas do complexo B
Folato
Magnésio
Zinco
Fósforo
Cobre
Potássio
Cálcio
Apesar de ser uma boa fonte de proteína, gorduras boas (ômega 9 e 6) e fibra, o amendoim tem um alto valor calórico, por isso seu consumo é moderado.
Alguns benefícios de seu consumo:
Promove o desenvolvimento muscular e sua recuperação
Ajuda proteger a saúde dos ossos
Protege o sistema nervoso
Boa ação antioxidante
Auxilia na prevenção de anemia
Ajuda diminuir o risco de malformação do bebê na gestação
Melhora o humor
Por que o amendoim é considerado bom para atleta e afrodisíaco?
Tem um aminoácido chamado arginina, ótimo para quem pratica atividade física e atleta. Sua ação é facilitar a dilatação dos vasos sanguíneos, possibilitando assim uma boa circulação sanguínea no corpo todo (inclusive nos órgãos genitais), facilitando o movimento dos músculos e aumento sua resistência em treinos intensos, evitando a fadiga. A vitamina do complexo B e niacina também ajuda na dilatação sanguínea. Já as gorduras boas e as vitaminas antioxidantes ajudam a aumentar a circulação e lubrificação das mucosas.
