• kelreis

Alecrim, o tempero que espanta o mau olhado.

Utilize-o nas receitas!


Alecrim, rosmarinos ou romero como os espanhóis o chamam, é um pequeno arbusto que pode atingir até 1,5 metro de altura. Erva de um verde intenso, folhas espinhosas e sabor forte. Pertence à família das labiadas, é aromática e suas flores têm propriedades estimulantes.



Galhos de alecrim são ótimos para um chá.

O alecrim prefere um clima mais seco, ensolarado e fresco. Não gosta de locais com pouco sol, muita umidade e frio. Estas condições climáticas irão determinar um melhor desenvolvimento e conseqüente-mente uma melhor qualidade do óleo essencial produzido.

O alecrim é considerado uma erva bastante valiosa, segundo as tradições e crenças religiosas. Ela purifica e consagra nosso organismo por meio de banhos e chás.


Fresco (preferencialmente) ou seco, é apreciado na preparação de aves, caça, carne de porco, salsichas, linguiças e batatas assadas. Na Itália é utilizado em assados de carneiro, cabrito e vitela. Em churrascos, recomenda-se espalhar um bom punhado sobre as brasas do carvão aceso, perfumando a carne e difundindo um agradável odor no ambiente. Pode ser utilizado ainda em sopas e molhos.


Os benefícios do chá de alecrim (Rosmarinus officinalis) incluem melhorar a digestão, aliviar as dores de cabeça e o combater o cansaço frequente.


Devido as suas propriedades medicinais o alecrim contém ação antibiótica, sendo mais eficaz contra Escherichia coli, Salmonella typhi, S. enteritidis e Shigella sonei, que causam infecção urinária, vômito e diarreia.


Apesar disso não deve excluir a toma de medicamentos indicados pelo médico, mas é uma excelente forma de se recuperar mais rápido.


O chá de alecrim é um excelente diurético natural podendo ser usado em dietas para emagrecer e combater a retenção de líquidos no corpo. Ele aumenta a produção de urina, o que estimula o corpo a eliminar o máximo de líquidos retidos e toxinas, melhorando a saúde.


O alecrim ainda melhora o funcionamento do fígado e ainda diminui as dores de cabeça que surgem depois de um exagero nas comidas gordurosas ou de bebidas alcoólicas.


#kelreis #alecrim #viverbem #chá #mauolhado #beneficios #tempero


BIBLIOGRAFIA

Alecrim. Acessado em http://temperaria.com.br/2011/10/04/serie-temperos-alecrim/, 5-3-2019, as 14h53.

Alecrim. Acessado em https://pt.wikipedia.org/wiki/Alecrim, 5-3-2019, as 14h48.

10 Incríveis Benefícios do Chá de Alecrim. Acessado em https://www.tuasaude.com/beneficios-do-cha-de-alecrim/, 5-3-2019, as 14h44.

O alecrim e a espiritualidade. Acessado em https://www.marciafernandes.com.br/site/o-alecrim-e-a-espiritualidade/, 5-3-2019, as 14h59.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo