
6 Elementos para construir uma marca.
A marca deve ser construída para expressar as suas qualidades.
Primeiro você compreende o que é uma marca, depois você a gerencia, entende como é o seu posicionamento no mercado, executa os modelos legais para protegê-la e por fim, conecta ao seu público.
Há seis critérios para a construção dos elementos da marca.
1 Memorável
Pense, como é a facilidade de a marca ser lembrada? Seu nome é fácil de ser memorizado?
2 Significativo
Até que ponto o nome sugere uma qualidade para o seu produto ou serviço. Exemplo: Desodorizador bom ar.
3 Desejável
Sua estética, no nome ou embalagem, traz desejo para o produto ou serviço? Exemplo: Brilhante, Seda.
4 Transferível
A marca ou algum elemento pode ser transferível para outros produtos? Veja o exemplo do carro da kia, the best, no Brasil ficou Best, a pronúncia não agradou.
5 Adaptabilidade
O nome da marca pode ser pronunciado em vários lugares sem perder a credibilidade ou transmitir adaptabilidade no tempo ou cultura?
Exemplo: Algumas marcas usaram 20th century, mas houve a mudança para o século 21, e para não aparecer ultrapassada, passou para 21th century.
6 Protegido
O elemento da sua marca pode ser protegido? Quando as pessoas começam a associar o elemento da sua marca, você precisa ter proteção para que outras empresas familiares não copiem seus elementos, porque pode gerar confusão por parte de seu público ao memorizar a empresa que fornece o produto ou serviço que gosta.
Portanto, o público precisa perceber quais são os atributos da marca, seja ele emocional ou funcional.
O emocional está ligado aos sentimentos que o seu público sente com a sua marca. A parte funcional tem haver com o que seu produto ou serviço resolve para o seu cliente. A sua experiência no atendimento, qual a facilidade pelo seu uso, dentre outras.
Pense em como a sua marca vai ser vista e como será a experiência do usuário.
